segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Visto: a dor de cabeça

Acho digno, embora não tenha chegado ainda em Lisboa, tratar desse ponto que tira o sono de muita gente.

O que aconteceu comigo?

Bem, recebi o resultado da aprovação num programa de pós-graduação na Universidade Clássica de Lisboa [UL], emiti o passaporte e, no mesmo dia, parti para o consulado português em busca de informações sobre o visto para estudo.

Pois bem, horas esperando e recebi uma lista imeeeeeeeeensa [de verdade!], cheia de solicitações de documentos originais, cópias autenticadas, assinaturas reconhecidas em cartório, declarações médicas, carta de aceite da universidade [escolha o seu mantra de preferência - o meu é o onomashivaia - e cultive a paciência, você vai precisar].

Em paralelo, estava em contato com amiguinhos paulistas que estavam "no mesmo barco", mas cuja lista de solicitação era beeeeeem menor e menos exigente - vai entender!

Bem, não precisei fazer entrevista, como o pessoal de São Paulo, nem tive de agendar uma outra visita, mas em compensação, tive de esperar mais de um mês para a resposta [a deles saiu em menos de 20 dias e o passaporte foi "carimbado" em dois dias] e ainda estou a esperar o retorno do meu passaporte do consulado de Salvador.

Ê paciência -  e desespero.

O tempo que me prometeram?
20 dias [para a resposta da aprovação ou não do visto]
10 dias [ida e volta do passaporte a SSA]
_______________
30 dias [já estou em 40 - qua-ren-ta!!!]

Perguntei essa semana o por quê da demora da minha resposta, quando o pessoal de São Paulo entregou documento faltando e conseguiu tudo em menos de 30 dias.

A resposta? "Olha, o consulado de SP tem uma estrutura muito boa para a emissão de visto, enquanto a no NE é um pouco mais precária. Sua documentação segue para o consulado geral de SSA, de lá para o SEF [Serviço de Extrangeiros e Fronteiras], em Portugal, depois volta para Recife. Aprovado, seu passaporte é enviado para SSA e voltará para cá [Pernambuco]. Salvador é responsável por receber a documentação de todo o Nordeste, por isso demanda mais tempo".

Após muito cabelo arrancado, acredito eu que viajo sábado agora [se o passaporte voltar até o fim da semana].
Boa sorte e boa viagem para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário