quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Transporte público, malandragem e multa

Boa noite, personas queridas!

Hoje a temática da postagem é, como obviamente está no título, transporte público.

Basicamente, ando de um lado para outro de metro [sem acento], que, vale salientar, funciona muito bem (são quatro linhas [vermelha, amarela, verde e azul - a minha]).

Existem ainda os autocarros [ônibus para nós brasileiros], comboios [trens], os eléctricos [ônibus elétricos], bondinhos e transporte fluvial. UAU!!

Como era de se imaginar, são bem conservados e passam com uma frequencia legal, o que faz com que alguns optem por usá-lo, ao invés dos carros, por exemplo. Utiliza-se também o transporte público por ser BEM chato estacionar aqui. Carro e combustível são muito baratos, então, falta lugar para parar - claro!

Ouvi ontem que com R$ 3000,00 dá para comprar um carro popular usado aqui. Sensacional,não é? E sendo Lisboa UM OVO, roda-se com pouca grana!

Mas vamos ao que me fez postar aqui hoje: a bronca da multa da passagem.



Temos um cartão chamado Viva Viagem (esse da foto), que nos permite rodar em muuuuuuitos lugares. Ele passa nos autocarros da Carris [empresa de ônibus de Lisboa], no comboio, metro etc., mas para tal, quando carregado, tem de ser especificada sua preferência. O meu, por exemplo, carrego para andar ilimitamente ao mês em busu e metro [os que uso constantemente].

Quando entramos nos transportes públicos, não existe cobrador [ou trocador], como no Brasil: você entra e passa na maquininha, o que faz com que seja possível dar uma de sacana e não pagar passagem. Aí é que está, existe fiscalização, e a multa para que transgride a lei é de apenas 145 EUROS [sem direito a jeitinho de removê-la ao falar com o fiscal. Basta uma vez e JÁ ERA - fora a vergonha que se passa].

Aconteceu isso ontem com uma amiga. Quando foi carregar o cartão, não sabia que teria de especificar que era para autocarro e metro, então, ao entrar no eléctrico, claro que não passou. Na ida ela pagou a passagem. Na volta, demos uma de espertas [brasileiro é uma merda mesmo] e passamos duas vezes o meu [para a minha passagem e a dela!].

Ocorre que o fiscal entrou, o cartão não acusou o pagamento da passagem e ela foi multada.  145 EUROS para estudante é puta caro. Fomos tentar argumentar na central hoje à tarde e tudo que conseguimos foi um abatimento de 20%. Foi triste.

Não esqueçam, caso venham a Portugal, de guardar os comprovantes de pagamento das passagens: é isso que evita que paguem multa mesmo tendo pago o valor para rodar, ou carregado seu cartão proisório, que muitas vezes dá erro e não raro ser necessário mostrar o comprovante de carregamento - como aconteceu com outra amiga minha, que pagou, mas a prima saiu com o comprovante do busão.

Ah, rola também um cartão provisório [que dura uns 3 meses] que podes carregá-lo para andar ilimitadamente por 24h, outro que te permite carregar com um valor e rodar com desconto no busão seguinte, o sub23, o viva viagem etc. Só chegando aqui para ver qual se adequa melhor à sua necessidade.

Despeço-me, afinal, alguém tem de estudar!

Um comentário:

  1. putz... caro o caraiiiiii...
    boa sorte para a amiga ai... espero que ela seja rica!!

    ResponderExcluir